26/12/2013

Paris para navegantes de primeira viagem - Dicas de viagem

Está indo para Paris pela primeira vez na vida? Que bom! Mas está cheio de dúvidas; não sabe o que o aguarda? Já leu um ou alguns guias turísticos e ainda não deu para se situar? Acha que há coisas que não constam dos guias? Então, este texto se dispõe a esclarecer algumas dúvidas quanto a isso. Vamos lá!
Paris é uma cidade pequena. Ela, só ela, tem pouco mais de 2,2 milhões de habitantes “intra muros”. Já o entorno, a Île de Paris, ou seja, a Grande Paris, tem aí por 11,6 milhões de almas. Conhecer Paris já é um grande desafio, portanto não vamos levar em conta a periferia (“banlieue”). Ficaremos na Île de Paris. Grosso modo, é como se você fosse a New York e se restringisse à Ilha de Manhathan. 
Pois então: na prática, Paris é a área urbana que se circunscreve num anel rodoviário denominado de Boulevard Péripherique. A palavra boulevard remete a ruas largas, cheias de lojas chiques e arborizadas. O Péripherique, porém, não é assim; é uma via, praticamente toda ela elevada, em concreto armado de tráfego pesado e geralmente lento. Não se assuste, você vai ter de enfrentá-lo só quando tiver de ir do aeroporto para o seu hotel e vice-versa.
Por falar em aeroporto, também aqui não se estresse, não tenha medo. A gente desembarca no “finger” e segue adiante. Antes de entrar na gare de passageiros, alguns policiais pedirão para ver se a pessoa tem passaporte. Não é ainda de carimbar o passaporte, eles só querem ver se a pessoal POSSUI o documento. Isso é para evitar o que aconteceu com aquele personagem de filme, que viveu anos no aeroporto e só saiu de lá quando ficou doente.
Já na Imigração, quando então se apresenta o passaporte, geralmente não fazem pergunta alguma (ao contrário do que acontece em Londres, onde te enchem de perguntas, ou Frankfurt, onde também fazem algumas perguntas básicas). Com o passaporte carimbado vai-se para a esteira pegar as bagagens. Daí, para o táxi. Se a bagagem for pequena, dá para pegar um trem expresso denominado RER ou um ônibus da Air France. Já fiz o trajeto de transfer, de táxi  fora do ponto oficial e de táxi no ponto oficial. Nunca tive problema com qualquer das opções. Ainda não experimentei nem o trem nem o ônibus.  O preço da passagem do Aeroporto Charles de Gaulle/Roissy hotel varia de 50 ou 55 euros, dependendo se o destino final fica na margem direita ou a esquerda.
Você está indo por conta própria e quer reservar o hotel aqui no Brasil, pela internet, usando um destes serviços tipo Booking e Tripadvisor? Já usei e deu certo. Mas, que hotel escolher, de que tipo, em que lugar da cidade é melhor se hospedar? Pode-se escolher pela rede. O grupo Accor, por exemplo, que é francês, têm hotéis para todas as faixas de preço: os Ibis, os Novotel etc… Já me hospedei até em hotéis de duas estrelas, de preço bem razoável, mas atendendo a todas as minhas necessidades, inclusive de conforto, higiene e segurança. Quanto ao lugar, aconselho hotéis situados próximos a estações de metrô (ou de gares ferroviárias, se a pessoa vai viajar para outras cidades da França e da Europa). 
O metrô
O metrô de Paris é um capítulo à parte. Foi construído ao longo do Século XX (a primeira linha foi inaugurada em 1900) tem 16 linhas e mais de 300 estações espalhadas por toda a cidade em pouco mais de 200 quilômetros de linhas. O metrô parisiense, tanto quanto a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, etc, é um dos símbolos da cidade tal a sua importância e vinculação com o modo de vida dos seus habitantes. Sempre haverá uma estação de metrô perto de você. Como as linhas são interligadas, pode-se ir a qualquer ponto da cidade e da periferia próxima. A minha preferida é a Linha 1, a primeira construída e que segue o traçado do Eixo Histórico de Paris. Esta linha parte do Bosque de Vincennes e segue até La Defense, que é a área mais moderna de Paris (com dois enormes centros de compras à sua disposição, o CNTI e o "4 Temps”). 
O Eixo Histórico
O Eixo Histórico de Paris é o caminho em linha reta que vai do Louvre a La Défense. Esta linha imaginária situada na parte oeste da cidade, inicia-se na estátua equestre de Luís XIV no “pátio” Napoleão do Museu do Louvre e se prolonga até o "Grande Arche de la Defense", passando pela da "Place de la Concorde", a "Avenue Champs Elysées”, a "Place de l’Étoile” e o Arco do Triunfo. Só neste percurso já se fica conhecendo boa parte dos principais pontos turísticos da capital francesa. A Linha 1 também passa por perto do Hotel de Ville (prefeitura), pela Catedral de Notre Dame e pelo Centro Georges Pompidou, os museus Grand e Petit Palais (gratuitos, pois pertencentes à Prefeitura).  
(Texto do proprietário do blog)



Fonte da Ilustração:: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Paris_Axe_Historique.gif


06/12/2013

O Ferry Calais-Dover

É uma experiência interessante cruzar o Canal da Mancha de ferryboat. O percurso dura em torno de hora e meia com tempo bom e mar calmo. Quando cruzei, em 2009 e, na ida, precisei esperar que chegasse outro barco, pois o da hora estava estragado. Com o atraso, fiz a travessia na hora do almoço e a refeição a bordo (fisch and ships). Me atrapalhei para encontrar o toillete, pois só encontrava feminino e "gents", que imaginava fosse para o pessoal de bordo, mas era, este, "gents", para os homens. Babaquice à parte, o espetáculo da chegada na Inglaterra, aquelas falésias alvíssimas que são patrimônio da humanidade e serviam de referência para os pilotos da Luftwaffe em direção a Londres durante a II Guerra, são um belo espetáculo natural. Na volta foi tudo tranquilo e sem atraso. As outras idas a London foram por Eurostar ou direto a Heathow. (Texto e fotos do proprietário do Blog)