Está
indo para Paris pela primeira vez na vida? Que bom! Mas está
cheio de dúvidas; não sabe o que o aguarda? Já leu um ou alguns guias
turísticos e ainda não deu para se situar? Acha que há coisas que não constam dos guias? Então, este texto se dispõe a esclarecer
algumas dúvidas quanto a isso. Vamos lá!
Paris
é uma cidade pequena. Ela, só ela, tem pouco mais de 2,2 milhões de
habitantes “intra muros”. Já o entorno, a Île de Paris, ou seja, a
Grande Paris, tem aí por 11,6 milhões de almas. Conhecer Paris já é um
grande desafio, portanto não vamos levar em conta a periferia
(“banlieue”). Ficaremos na Île de Paris. Grosso modo, é
como se você fosse a New York e se restringisse à Ilha de Manhathan.
Pois então: na prática, Paris é a área urbana que se circunscreve num anel rodoviário denominado de Boulevard Péripherique. A palavra boulevard remete a ruas largas, cheias de lojas chiques e arborizadas. O Péripherique, porém, não é assim; é uma via, praticamente toda ela elevada, em concreto armado de tráfego pesado e geralmente lento. Não se assuste, você vai ter de enfrentá-lo só quando tiver de ir do aeroporto para o seu hotel e vice-versa.
Pois então: na prática, Paris é a área urbana que se circunscreve num anel rodoviário denominado de Boulevard Péripherique. A palavra boulevard remete a ruas largas, cheias de lojas chiques e arborizadas. O Péripherique, porém, não é assim; é uma via, praticamente toda ela elevada, em concreto armado de tráfego pesado e geralmente lento. Não se assuste, você vai ter de enfrentá-lo só quando tiver de ir do aeroporto para o seu hotel e vice-versa.
Por
falar em aeroporto, também aqui não se estresse, não tenha medo. A
gente desembarca no “finger” e segue adiante. Antes de entrar na gare de
passageiros, alguns policiais pedirão para ver se a pessoa tem
passaporte. Não é ainda de carimbar o passaporte, eles só querem ver se a
pessoal POSSUI o documento. Isso é para evitar o que aconteceu com aquele personagem
de filme, que viveu anos no aeroporto e só saiu de lá quando ficou
doente.
Já
na Imigração, quando então se apresenta o passaporte, geralmente não fazem
pergunta alguma (ao contrário do que acontece em Londres, onde te enchem de perguntas,
ou Frankfurt, onde também fazem algumas perguntas básicas). Com o passaporte carimbado vai-se para a esteira pegar as bagagens. Daí, para o táxi. Se
a bagagem for pequena, dá para pegar um trem expresso denominado RER ou
um ônibus da Air France. Já fiz o trajeto de transfer, de táxi fora do ponto oficial e de táxi no ponto oficial. Nunca tive
problema com qualquer das opções. Ainda não experimentei nem o trem nem o
ônibus. O preço da passagem do Aeroporto Charles de Gaulle/Roissy hotel varia de 50 ou 55 euros, dependendo se o destino final fica na margem direita ou a esquerda.
Você
está indo por conta própria e quer reservar o hotel aqui no Brasil,
pela internet, usando um destes serviços tipo Booking e Tripadvisor? Já
usei e deu certo. Mas, que hotel escolher, de que tipo, em que lugar da
cidade é melhor se hospedar? Pode-se escolher pela rede. O grupo Accor,
por exemplo, que é francês, têm hotéis para todas as faixas de preço:
os Ibis, os Novotel etc… Já me hospedei até em hotéis de duas estrelas,
de preço bem razoável, mas atendendo a todas as minhas necessidades,
inclusive de conforto, higiene e segurança. Quanto ao lugar, aconselho
hotéis situados próximos a estações de metrô (ou de gares ferroviárias,
se a pessoa vai viajar para outras cidades da França e da Europa).
O metrô
O
metrô de Paris é um capítulo à parte. Foi construído ao longo do Século
XX (a primeira linha foi inaugurada em 1900) tem 16 linhas e mais de 300
estações espalhadas por toda a cidade em pouco mais de 200 quilômetros
de linhas. O metrô parisiense, tanto quanto a Torre Eiffel, o Arco do
Triunfo, etc, é um dos símbolos da cidade tal a sua importância e
vinculação com o modo de vida dos seus habitantes. Sempre haverá uma
estação de metrô perto de você. Como as linhas são interligadas, pode-se
ir a qualquer ponto da cidade e da periferia próxima. A minha preferida
é a Linha 1, a primeira construída e que segue o traçado do
Eixo Histórico de Paris. Esta linha parte do Bosque de Vincennes e segue
até La Defense, que é a área mais moderna de Paris (com dois enormes
centros de compras à sua disposição, o CNTI e o "4 Temps”).
O Eixo Histórico
O
Eixo Histórico de Paris é o caminho em linha reta que vai do Louvre a
La Défense. Esta linha imaginária situada na parte oeste da cidade,
inicia-se na estátua equestre de Luís XIV no “pátio” Napoleão do Museu do
Louvre e se prolonga até o "Grande Arche de la Defense", passando pela
da "Place de la Concorde", a "Avenue Champs Elysées”, a "Place de
l’Étoile” e o Arco do Triunfo. Só neste percurso já se fica conhecendo
boa parte dos principais pontos turísticos da capital francesa. A Linha 1
também passa por perto do Hotel de Ville (prefeitura), pela Catedral de
Notre Dame e pelo Centro Georges Pompidou, os museus Grand e Petit
Palais (gratuitos, pois pertencentes à Prefeitura).
(Texto do proprietário do blog)
Fonte da Ilustração:: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Paris_Axe_Historique.gif